Vai ter lugar já na próxima sexta-feira a primeira sessão sobre como separar os biorresíduos junto da população de Vila Nova da Rainha, dia 4 de julho, às 21h00. Este é um projeto piloto do município de Azambuja em conjunto com a Ecoambiente que tem a concessão da recolha de resíduos neste concelho. Recorde-se que o Decreto Lei nº 24/2024 obriga à reciclagem de 55 por cento dos resíduos urbanos. A recolha de biorresíduos ainda está numa fase incipiente na nossa região à exceção do concelho de Vila Franca de Xira.
De acordo com o município, o objetivo passa por explicar o projeto e esclarecer as dúvidas junto da população residente na freguesia. A sessão tem lugar no salão da Junta de Freguesia.
Este projeto que será implementado em Vila Nova da Rainha compreende a distribuição por parte da Câmara Municipal de Azambuja de 40 litros, para a colocação dos biorresíduos produzidos pelos habitantes nos seus domicílios. A distribuição vai ocorrer de 07 a 19 de julho, das 18h00 às 21h00 durante a semana e das 10h00 às 18h00 aos fins-de-semana. Após a entrega dos baldes, a autarquia vai assegurar a recolha porta-a-porta.
O que são biorresíduos
Os biorresíduos, que representam 40 por cento dos resíduos urbanos, são no fundo e grosso modo os restos da alimentação que são passíveis de enviar para reciclagem como alimentos crus ou cozinhados; restos de sopa; pão; bolos e bolachas; borras de café e saquetas de chá; cascas de legumes e de fruta, mas também resíduos de jardins, palitos de madeira e de bambu