O antigo Grémio da Rainha volta a receber os serviços da Câmara de Azambuja. As obras foram levadas a cabo pela empresa azambujense Construaza. O resultado está à vista: um edifício moderno e funcional tanto para os funcionários, como para os utentes. Para este edifício, voltará agora a Unidade de Atendimento ao Público, a UAP, uma espécie de loja do cidadão, com a oferta de vários serviços. Aqui pode-se, agora, renovar a carta de condução, e o cartão de cidadão ou efetuar o pagamento da fatura da água e das taxas municipais.
De acordo com declarações do presidente da Câmara, Silvino Lúcio, ao nosso jornal, esses serviços estarão de regresso. O presidente da autarquia assegura que deste espaço podemos esperar “uma nova funcionalidade em termos de condições de trabalho para os funcionários”. “Esperamos também que seja do agrado do público que nos vai visitar”.
Silvino Lúcio refere que o espaço vai receber a unidade de urbanismo, a divisão de obras, o atendimento ao público, e os serviços de informática. No fundo, valências que já existiam ali antes do edifício ter ido para obras. Até ao momento da reabertura do espaço, os vários serviços estavam dispersos pela vila.
O regresso a este espaço representa não só uma nova centralidade como uma economia para o município de Azambuja e para os utentes, já que também a Unidade de Atendimento ao Público vai regressar nos próximos dias ao rés-do-chão daquele espaço. No entanto e com mais serviços, vai aumentar a pressão sob a procura de locais para estacionar no centro da vila.
Silvino Lúcio refere que a falta de estacionamento “é um assunto que nos preocupa a todos”. Nomeadamente, em Azambuja, mais por força da pressão da ferrovia, “já que as pessoas deixam os seus carros estacionados durante todo o dia, e vão de comboio para o emprego”.
A falta de estacionamento é um problema que nos preocupa a todos – Diz o senhor, mas fazer alguma coisa para resolver – NADA. Incompetência.