A recente Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo) criou três departamentos na Área Assistencial dos Cuidados de Saúde Primários. Assim, foram criados o Departamento para a Promoção da Saúde e Intervenção Comunitária na Doença, o Departamento das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e o Departamento das Unidades de Saúde Familiar.
Esta renovação estrutural “segue a mesma linha orgânica que a ULSETejo realizou para os departamentos assistenciais de Cuidados Hospitalares, considerando o Conselho de Administração que a área de Cuidados de Saúde Primários deve evoluir para estruturas departamentais mantendo-se, assim, os mesmos termos, a coerência e a sua relevância”, refere a ULS em comunicado de imprensa. “Esta organização permitirá alavancar os cuidados de saúde primários e recolocá-los no centro dos esforços para melhorar a saúde e o bem-estar das populações”, defende.
Na mesma reunião, o Conselho de Administração nomeou os responsáveis para os cargos de direção dos departamentos da área assistencial dos cuidados de saúde primários. Para diretora do Departamento para a Promoção da Saúde e Intervenção Comunitária na Doença, foi nomeada Carla Sofia Simões Cardoso Jorge – Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar; para diretor do Departamento das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados foi nomeado Hugo Eduardo Proença Bento de Sousa – Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar; para diretora do Departamento das Unidades de Saúde Familiar, foi nomeada Olena Berezovska Trindade Lourenço – Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar.
Ao Departamento a Promoção da Saúde e Intervenção Comunitária da Doença competirá, entre outras, promover a Saúde, prevenir a doença e prolongar a vida saudável da população da área de influência desta Unidade Local de Saúde, atuando na preparação e resposta a emergências de saúde pública. Terá ainda como responsabilidade proporcionar, suportado pelas estruturas de gestão da Unidade Local de Saúde, um acompanhamento técnico e de monitorização efetivos, potenciando ajustes que promovam a adequação de objetivos traçados. No âmbito da prevenção e promoção da saúde, pretende-se criar e desenvolver projetos inovadores com visibilidade na população. Serão importantes as parcerias com estruturas do movimento social, envolvendo a comunidade de forma direta e indireta nas iniciativas.
O Departamento das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados terá como principal função o acompanhamento e desenvolvimento organizativo das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, prestando cuidados personalizados, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos.
O Departamento das Unidades de Saúde Familiar tem como principal função apoiar, acompanhar e desenvolver as Unidades de Saúde Familiar, prestando cuidados personalizados, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos. Estes Departamentos desenvolverão as suas funções em plena articulação com as unidades funcionais da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo.