24.7 C
Lisboa

ULS Estuário Tejo e Misericórdia de Vila Franca firmam protocolo

A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo vai ter 14 camas no novo “Campus Saúde”, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira. As instituições assinaram esta semana um protocolo que vai possibilitar que a unidade hospitalar possa desimpedir as camas ocupadas por doentes, sem familiares ou sem vagas noutros locais, mas que não necessitam de cuidados médicos mais aprofundados.

Com este protocolo são libertadas algumas camas que atualmente estão afetas aos chamados “internamentos sociais”. Estes são doentes já com alta médica, mas que permanecem no Serviço de Urgência a aguardar internamento em enfermaria.

De acordo com Carlos Andrade Costa, presidente da Administração da ULS do Estuário do Tejo, esta “é uma longa estrada que se abre de cooperação e será muito útil pois servirá a população que as duas Instituições servem”.

O responsável sublinha que estes doentes que não necessitam de cuidados hospitalares, acabam por ter um impacto no que é a fluidez de doentes para as camas de enfermaria, dado que permanecem ocupadas. A ida destes utentes para a Misericórdia libertará essas camas de enfermaria.

Armando Carvalho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, salientou por seu lado a importância desta “ligação forte à ULS Estuário do Tejo de forma a servirmos melhor os nossos utentes”.

De acordo com uma nota de imprensa da ULS, este protocolo vai permitir que sejam efetuadas formações em Suporte Básico de Vida a todos os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Vila Franca de Xira.

 

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome