A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) realizou 1.639 visitas domiciliárias entre janeiro e agosto de 2024, num total de 28.553 km percorridos. Em cinco anos, percorreu um total de 213 803 quilómetros. Os dados foram apresentados durante a 3.ª Conferência da UHD da ULS da Lezíria, que teve lugar no passado dia 18 de setembro de 2024, no auditório do Hospital Distrital de Santarém.
O evento destacou o impacto e a evolução da UHD da ULS da Lezíria nos últimos anos, bem como a importância de continuar a apostar na hospitalização domiciliária como uma alternativa eficaz ao internamento convencional.
Ao usar da palavra, a presidente do Conselho de Administração, Tatiana Silvestre, saudou os presentes e enalteceu o trabalho de todos os envolvidos no projeto, em especial Ana Rita Paulos, que implementou a hospitalização domiciliária na ULS da Lezíria, em 2019. Ao citar Delfim Rodrigues, coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária, que não pôde estar presente, destacou: “A hospitalização domiciliária é uma forma de prestar cuidados de saúde garantindo três eixos fundamentais no SNS: o acesso, a qualidade e segurança dos cuidados e a sustentabilidade.”
No final da sua intervenção, Tatiana Silvestre enalteceu o crescimento da unidade: “A nossa UHD tem vindo a crescer ano após ano. Face ao período homólogo a agosto, houve um aumento de atividade de cerca de 20 a 21 por cento. Este aumento está acima do previsto, quer por nós, quer pela tutela, e por isso acho que a nossa unidade está de parabéns”.