Luís Alberto Duarte Martins é o novo Provedor do Utente da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo). A nomeação foi formalizada recentemente, numa aposta da instituição em “reforçar a humanização dos cuidados de saúde” e garantir a defesa ativa dos direitos dos utentes das suas várias unidades.
Com um percurso profissional e cívico eligado ao concelho de Torres Novas, Luís Martins é advogado aposentado, tendo exercido funções na administração pública, nomeadamente nos Caminhos de Ferro Portugueses e na Direção-Geral das Contribuições e Impostos.
O atendimento presencial pelo Provedor está previsto para todas as quintas-feiras, entre as 17h00 e as 18h00, na Unidade Hospitalar de Torres Novas, no piso térreo junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação. O contacto também poderá ser feito por via eletrónica, através do endereço provedor@ulsmt.min-saude.pt.
Segundo o estatuto do cargo, cabe ao Provedor do Utente defender os direitos dos cidadãos, facilitar a comunicação entre utentes, famílias e profissionais de saúde, bem como acompanhar situações de especial fragilidade social ou clínica. O responsável terá ainda como missão recolher sugestões, opiniões e reclamações, que poderão servir de base à formulação de propostas de melhoria junto do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo.
Para o presidente do Conselho de Administração, Casimiro Ramos, “a presença de um Provedor do Utente representa um passo fundamental para reforçarmos a escuta ativa e a proximidade com a nossa comunidade. Queremos uma ULS humanizada, participada e centrada nas pessoas”.
Com esta nomeação, a ULS Médio Tejo pretende reforçar os mecanismos de participação dos utentes e a sua confiança nos serviços prestados.