A Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia, a Unidade de Saúde Familiar Villa Longa e o Hospital de Vila Franca de Xira receberam recentemente os certificados de qualidade. Recorde-se que o Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção-Geral da Saúde (DGS), concedeu a certificação ACSA no nível BOM, às três unidades da ULS Estuário do Tejo no passado mês de julho.
Num vídeo na página de Youtube da ULS, Tânia Portugal, diretora do departamento de Produção e Serviço ao Utente, sublinha o mérito alcançado nas três unidades. Por seu lado, o diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários, Medina do Rosário, fala numa uniformização dos procedimentos que permitiu rentabilizar a gestão e como isso se traduz num sentimento de segurança dos utentes quando chegam à sua unidade de saúde e são atendidos pelos diversos profissionais, desde técnicos, administrativos, enfermeiros até aos médicos. “O doente sente-se acarinhado”, evidenciou. Sofia Loureiro dos Santos, diretora clínica do Hospital de Vila Franca, sublinhou que a unidade desde há muito tempo que aposta nos sistemas de certificação, de melhoria contínua, sempre com foco no doente.
Já Carlos Andrade Costa, presidente do conselho de administração da ULS, referiu que o aparecimento das ULS têm sido um teste mas que o hospital tem percorrido vários desafios, desde o fim da PPP “mas tudo tem corrido bem”. “É com enorme satisfação que presenciamos que o trabalho tem sido coeso e de crescimento”. Por último, Virgínia Carreiras em nome da USF de Samora Correia evidenciou a exigência deste processo de certificação e das dificuldades que foram ultrapassadas.
Segundo nota de imprensa da ULS Estuário do Tejo, “na busca da melhoria contínua dos processos assistenciais, de apoio e de gestão, e pela garantia de uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, as unidades que atualmente compõem a ULSETEJO desenvolveram atividades e envidaram esforços no sentido do cumprimento das normas do modelo de certificação adoção pela Direção-Geral da Saúde | Modelo ACSA, durante os anos de 2023 e 2024.”
Este é um modelo nacional de certificação de unidades de saúde com o objetivo de fortalecer e melhorar continuamente os cuidados de saúde prestados, na vertente sua clínica, mas também do relacionamento com o cidadão / usuário da estrutura organizacional e processual e também do próprio desenvolvimento profissional.