O concelho Vila Franca de Xira marcou presença na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL). O evento que decorreu este fim de semana em Lisboa, pretendeu mostrar o que há de melhor, ao nível de oferta turística e de lazer em Portugal. Contou com a afluência de milhares de pessoas.
O concelho de Vila Franca foi um dos participantes, e segundo o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, este evento traduz-se “sempre numa boa aposta”, nomeadamente para “a divulgação dos produtos concelhios”.
Segundo o autarca ao Valor Local, neste evento passam cerca de 85 mil pessoas, “às quais temos oportunidade de mostrar um conjunto vasto das nossas iniciativas”.
Com o mês da juventude em destaque e uma campanha dedicada ao sável nos restaurantes locais a decorrer, o autarca sublinha que este evento é a montra certa para atrair certos públicos.
Fernando Paulo Ferreira recorda a importância das habituais campanhas gastronómicas, sempre muito procuradas por turistas nacionais e não só. Destaca, igualmente, que para além da gastronomia assiste-se a uma cada vez maior procura relacionada com a peregrinação com os “Caminhos de Fátima” percorridos por “centenas de peregrinos que fazem o caminho para Fátima e para Santiago”, e que usam o Passeio Ribeirinho de Vila Franca de Xira.
“Todos os que partem para Fátima ou Santiago a pé, em peregrinação, passam sempre por Vila Franca de Xira, aproveitando para passar pelos nossos caminhos ribeirinhos. Acabam sempre também por ou almoçar, ou jantar, ou pernoitar no nosso concelho. Como tal é também um nicho de mercado importante”.
Ao Valor Local, o autarca que refere a aposta forte na divulgação dos produtos do concelho, onde se incluem os vinhos municipais “Encostas de Xira” que também podem ser encomendados e comprados online.
Por outro lado, Fernando Paulo Ferreira destaca a importância dos centros equestres do concelho, “com uma marca cada vez mais forte no turismo”.