No sábado 21 de setembro, o Jardim Constantino Palha, em Vila Franca de Xira foi palco de uma iniciativa que juntou o comércio, a cultura e o desporto. Tratou-se do X-Market que animou o comércio local. Segundo Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal, o X-Market aposta no novo conceito de grande mercado de rua, com muitos expositores. Viam-se lojas de roupas, de artesanato, perfumarias, entre outros, além dos sempre presentes comes e bebes. Naquele espaço estavam presentes lojas de comércio local, mas também de fora, que durante um dia inteiro, tiveram oportunidade de chegar ao público de maneira diferente.
Ao comércio, a Câmara Municipal, juntou ainda atividades culturais e desportivas além de animação infantil, como insufláveis, pinturas faciais e esculturas em balões que decorreram ao longo de todo o dia até às 2:00 da manhã, num recinto onde uma bandinha, assegurava sempre uma animação de rua.
Esta iniciativa surgiu através de uma candidatura feita a um projeto lançado ainda pelo anterior governo, o projeto dos Bairros Comerciais Digitais que apoia o comércio das cidades com centros antigos, como é o caso de Vila Franca de Xira. “Foi um êxito nesta sua primeira edição”, e segundo o Presidente da Câmara os comerciantes já apelaram para uma segunda edição, “para que não seja algo apenas anual, e que aconteça mais vezes”. Segundo Fernando Paulo Ferreira, esse é um caso a estudar.
Nuno Vicente