A Câmara Municipal de Alenquer através do Serviço Municipal de Proteção Civil efetuou uma ação de sensibilização à população antes da quadra festiva. Em três locais escolhidos no concelho, os condutores foram aconselhados a optar por uma condução defensiva, mas também se apelou às boas práticas dentro de casa, para que o tempo passado em família seja recordado sempre pelas melhores razões.
Em Alenquer, Merceana e Abrigada, equipas do Serviço Municipal da Proteção Civil, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Guarda Nacional Republicana e das corporações de bombeiros do concelho quiseram passar a mensagem correta.
“Em vésperas de semana em que se cumpre o natal, já se tornou tradição que o município de Alenquer faça ações de sensibilização nos pontos de maior fluxo rodoviário do concelho de Alenquer. As pessoas também já se habituaram a isso, torna-se familiar. Nunca é demais insistir. Conseguimos falar com centenas de pessoas. Mesmo os veículos que passavam e com condutores com os quais não falámos, a simples presença das autoridades acaba por moderar a sua conduta”, vinca Tiago Pedro, vice-presidente da Câmara.
O coordenador municipal da Proteção Civil, Tiago Espírito Santo, garantiu que o “objetivo foi cumprido”. “Nesta altura registamos sempre um acréscimo de acidentes de viação em relação ao resto do ano civil. Por outro lado, alertamos as pessoas para o perigo das fontes de ignição, em particular o uso adequado das lareiras. Neste período, a estatística diz-nos que os incêndios urbanos aumentam bastante também”, ressalvou.