Mário Baptista, atual presidente da União de Freguesias da Castanheira e Cachoeiras, vai abandonar a presidência. Segundo apurou o Valor Local, na base desta decisão, estão motivos pessoais alegados por Mário Baptista que tinha conseguido a presidência da junta para o PS em 2021, contra várias candidaturas, nomeadamente a candidatura da CDU, que até gerira a junta, e um movimento independente liderado pelo antigo presidente, Luís Almeida, eleito pela CDU em mandatos anteriores.
Mário Batista será agora substituído por Florinda Roque, até aqui com funções de secretária do executivo.
Será agora a Secretária do executivo a liderar a freguesia até às próximas eleições. Florinda Roque poderá ter caminho aberto a uma candidatura nas próximas eleições autárquicas.
Com a subida de Florinda, o concelho de Vila Franca de Xira ficará com duas presidentes de junta. Ana Cristina Pereira na Póvoa de Santa Iria e Florinda Roque na União de Freguesias, Castanheira/Cachoeiras.
Mário Baptista, eleito pelo PS, abdica do mandato, sete meses depois de João Santos (PS) ter enveredado pelo mesmo caminho ao ter abdicado em fevereiro deste ano, na sequência de uma polémica envolvendo um caso de acumulação do vencimento de autarca com outro de professor universitário.