A população da aldeia da Granja, na freguesia de Vialonga, continua a sua luta contra a instalação de uma vacaria paredes meias com a localidade. No dia 10 de maio, o caso teve mais um episódio. Cerca de 60 pessoas manifestaram-se na zona da Lezíria das Madrugas, onde está prevista a construção da exploração e houve uma troca acesa de palavras com o proprietário dos terrenos, Francisco Clamote que alega ter luz verde do ministério da Agricultura e Pescas.
No dia em causa, a população chamou as forças de autoridade porque nos últimos dias, o proprietário estivera a efetuar uma movimentação de terras no sentido contrário ao que o município de Vila Franca de Xira tinha ditado. Nesta altura, a obra já está embargada e Francisco Clamote não pode fazer nada no local até autorização em sentido contrário, conforme avança ao Valor Local, Joel Caipiro, um dos moradores.
“Nos dias anteriores, tinha estado a levar para o terreno de 12 hectares camiões cheios de terra vegetal proveniente da zona da Quinta de Vialonga, quando o que a Câmara determinou foi o contrário, ou seja, que retire terras de modo a colocar a propriedade à cota de 2003”, descreve, adiantando que o ritmo dos trabalhos foi de tal maneira elevado que nesta altura “a cota já está a um nível superior à estrada”. Com isto aumenta também o risco de cheias no entender da população.
No decorrer da semana passada, os serviços da Câmara de Vila Franca estiveram no terreno e embargaram a obra que neste momento não pode continuar. Foi desrespeitada a ordem do município para a reposição das cotas. Joel Caipiro não tem dúvidas que o proprietário tentou esta “manobra” porque sabe “que se colocar os terrenos à cota legal não pode prosseguir com a vacaria”, dado tratar-se de uma zona de cheias.
Com a obra embargada, e caso haja novas tentativas por parte do proprietário “a GNR já conseguirá autuar o que não pôde fazer antes”. “Esperamos que continue tudo parado”. Contudo a população embora mais aliviada, garante que não vai parar por aqui. Aguarda que a CCDR-LVT se pronuncie também sobre a obra.