A Câmara Municipal de Azambuja inaugurou um novo espaço da Divisão de Intervenção Socioeducativa (DIS), localizado no edifício contíguo ao Museu Municipal, no Páteo Valverde. A autarquia sublinha que este reforço representa um passo importante na melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade e na proximidade às famílias em situação de vulnerabilidade.
O novo espaço integra um conjunto alargado de valências e equipas especializadas, garantindo um “atendimento mais digno, confidencial e adaptado às necessidades da população”, diz o município em comunicado. Entre os serviços agora concentrados neste polo destacam-se a Loja Social e o Banco de Produtos de Apoio — que inclui também o espaço Animalife, dedicado à recolha e distribuição de bens essenciais e à promoção do bem-estar animal —, bem como as salas de atendimento social e da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
O edifício acolhe ainda o Gabinete de Inserção Profissional (em articulação com o IEFP), o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, e o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), que assegura o apoio direto a pessoas e famílias em situação de fragilidade.
A nova estrutura conta diariamente com 17 profissionais de diferentes áreas, integrando equipas da Ação Social, Projeto CLDS 5G, Projeto Radar Social, Saúde, GIP e APAV, além do apoio pontual de outras entidades parceiras.
O município destaca que este investimento traduz “o compromisso com uma intervenção social mais próxima e eficaz, reforçando a coesão e o bem-estar da comunidade”. O edifício acolherá também uma área dedicada ao Museu Municipal.








