A Exposição “Retratos Contados” do ator Ruy de Carvalho, já chegou ao átrio principal da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense. Com curadoria de Nélson Mateus, a mostra da vida do ator mais velho do mundo em atividade, estará patente ao público até ao dia a 27 de abril de 2025.
São conhecidas as ligações a Alverca por parte do ator, mas também do filho, João de Carvalho, que conduziu na tarde de 25 de março a conversa em torno do pai. Refere João de Carvalho, que as fotos refletem outro lado da vida de Ruy de Carvalho, que completou no início do mês 98 anos de vida.
João de Carvalho conduziu a plateia pelas histórias da sua infância. Evocou as recordações das ausências, enquanto Ruy de Carvalho, estava em tournée, mas também as variadas “aventuras” que teve, não só com o pai, mas também com o ator, que não dá sinais de querer abrandar.
Numa tertúlia com alguns espetadores e fãs do ator, Ruy de Carvalho, que falou pouco dado estar a reservar-se para um espetáculo na SFRA a 5 de abril, sublinhou a importância do envelhecimento ativo. Ruy de Carvalho diz que não pensa na morte. “Não vou estar em casa à espera que chegue”, algo que tenta incutir nesta geração sénior, para a qual defende a importância de existirem muitas atividades para colmatar às vezes algum tipo de solidão.
O ator, que defendeu a existência de instituições como as universidades seniores, instou-as a desenvolverem programas para ensinarem os mais velhos a ler. Considera por isso vital, que estas instituições desenvolvam programas de literacia, algo que já acontece na Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.
No entanto, este momento, entre Ruy de Carvalho e os fãs, ficou também marcado pelas palavras da vereadora da Cultura, Manuela Ralha, que destacou a ligação de Ruy de Carvalho à SFRA e ao concelho de Vila Franca de Xira. Sublinhou o lado humano, menos visível, também agora retratado na exposição.
Pela tertúlia, João de Carvalho, foi contando as histórias de uma vida relacionadas com o pai, não só no teatro como fora dele. Destacou que a idade de Ruy de Carvalho merece dele e da irmã uma “grande preocupação” e que o ator prefere estar sozinho e ter a sua autonomia em casa. E esta é uma situação que o próprio Ruy de Carvalho, assume como mais confortável. Aliás João de Carvalho refere que muitas vezes quando o pai não atende o telefone, levanta-se alguma preocupação, mas depois Ruy de Carvalho retorna a chamada “e afinal estava na casa de banho”, referiu em tom de brincadeira, que aliás foi o tom utilizado em toda esta conversa.