O município de Alenquer organiza pela primeira vez o seu Fórum Empresarial, a 2 e 3 de abril, no Fórum Romeira. O objetivo, segundo o município, passa por reunir num mesmo espaço líderes empresariais, empreendedores, alunos e professores do ensino profissional e universitário. Um dos principais destaques vai para a discussão em torno do setor automóvel na era da inteligência artificial.
Durante este fórum decorre no dia 2 o evento “Jornadas Empreendedoras” em que os alunos das escolas do concelho que frequentam a disciplina de Educação Empreendedora vão mostrar os seus projetos desenvolvidos em contexto de sala de aula. Vai reunir-se ainda neste período o Conselho Estratégico Empresarial do Município de Alenquer para discutir políticas e ações de desenvolvimento económico e este integra um seminário com um painel multidisciplinar.
Já a 3 de abril, o dia começa com a apresentação da 2ª edição do Automotive Project Market. Esta iniciativa dedicada ao setor automóvel – um cluster de importância em Alenquer – da responsabilidade da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (IDESCOM) pretende difundir conhecimento sobre os diferentes modelos de formação adequados às necessidades de qualificação do setor. A tarde será dedicada ao seminário “Indústria Automotive: contexto e desafios na era da inteligência artificial”. Os oradores vão referir-se ao “Ambassadors4Skills&Jobs”, que tem como objetivo gerar as melhores oportunidades de formação, emprego e investigação, ou os “Test Beds”, um conceito que congrega a facilitação de infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de pequenas e médias empresas e startups.
Paulo Franco destaca as potencialidades do fórum
“Nas Jornadas Empreendedoras pretendemos comemorar os 10 anos da disciplina de Educação para o Empreendedorismo, um projeto onde o setor empresarial tem uma representação significativa. Iremos levar a cabo o CEEMA onde faremos um painel de debate sobre o estudo de caraterização do tecido empresarial local. Três de abril será um dia inteiramente dedicado ao setor automóvel, nomeadamente à indústria de componentes que é um cluster importante na riqueza criada pelo próprio município que representa quase 300 milhões de euros. Dedicamos um dia a esta indústria pelas necessidades e desafios que está a enfrentar. Teremos workshops e painéis de debate. Deixo o convite para que possam assistir e conhecer o tecido empresarial de Alenquer e os projetos que temos no território na área do setor automóvel e no ensino escolar obrigatório”, vincou Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer responsável pelo planeamento e coordenação de atividades realizadas no âmbito desenvolvimento económico.