O município de Arruda dos Vinhos deu início a mais um ano letivo com a receção aos docentes e não docentes, e com a comemoração, pela segunda vez, do Dia do Educador.
A iniciativa decorreu, na passa sexta-feira, e contou igualmente com a com a participação e intervenções do presidente da Câmara Carlos Alves, e dos diretores dos respetivos estabelecimentos de ensino, João Raposo, diretor do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arruda, Nuno Faria, diretor do Externato João Alberto Faria, e de José Leal diretor do polo de Arruda da Escola Profissional Gustave Eiffel.
Neste “arranque” estiveram em destaques vários temas, mas com incidência na continuidade da qualidade do ensino naquele concelho, e nos desafios futuros que se colocam a todos os intervenientes diretos no processo educativo, professores, pessoal não auxiliar, alunos, pais foram temas abordados por todos.
A par desta receção, a autarquia assinalou pela segunda vez “O dia do Educador”. Na edição deste ano foram distinguidas duas pessoas que a exemplo de outras muito contribuíram para o ensino no Concelho.
São os casos de Virgínia Pinheiro que foi auxiliar de ação educativa no concelho de Arruda de 1973 a 2008, e de Manuela Salgueiro, que exerceu funções de professora do Ensino primário, entre os anos de 1964 até 1995.
Segundo uma nota do município, “mais do que professora e auxiliar, as duas homenageadas marcaram um período na educação no concelho, não só pela sua extrema dedicação e pelo seu desempenho, mas principalmente marcaram como seres humanos várias gerações que frequentaram os estabelecimentos de ensino de Arruda”.