O Museu do Neo-Realismo (MNR), sediado em Vila Franca de Xira, vai representar oficialmente Portugal na Bienal Internacional de Arte de Macau, que decorre entre 12 de setembro e 16 de novembro de 2025. A representação nacional far-se-á através da exposição de arte contemporânea “A Reinvenção do Real”, composta por 20 obras de 14 artistas portugueses.
A participação do MNR insere-se na secção “Pavilhão da Cidade” do evento, e responde ao mote curatorial lançado pela organização da Bienal: “Olá, o que fazes aqui?”. Segundo os curadores David Santos, diretor científico do museu, e José Maçãs de Carvalho, também artista presente na exposição, a proposta nasce da interligação entre a identidade local de Vila Franca de Xira e uma abordagem artística assente na liberdade criativa e no experimentalismo.
A proposta curatorial foi selecionada pelo Estado Português para representar o país no certame internacional, numa escolha que, para o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, constitui “uma enorme honra”. O autarca sublinha ainda que a presença em Macau permitirá não só dar visibilidade à coleção de arte contemporânea do museu, como também divulgar diferentes expressões culturais do concelho, entre as quais se destacam a tauromaquia, a arte equestre, a gastronomia e o património imaterial associado às tertúlias.
A exposição conta com obras de Alice Geirinhas, Ana Pérez-Quiroga, André Cepeda, Carla Filipe, Fernando José Pereira, José Maçãs de Carvalho, Luciana Fina, Luísa Ferreira, Manuel Santos Maia, Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Cabral Santo, Rita Barros e Valter Vinagre.
A inauguração da mostra terá lugar a 12 de setembro, com a presença de representantes institucionais e diplomáticos, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o diretor científico do MNR, bem como elementos do Consulado de Portugal em Macau e Hong Kong, do Instituto Português do Oriente (IPOR), da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, do Centro de Cultura e Língua Portuguesa (CCLP) e do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.
A Bienal Internacional de Arte de Macau foi inaugurada a 18 de julho e decorre até 19 de outubro, reunindo cerca de 30 exposições com trabalhos de 46 artistas locais e internacionais, numa iniciativa que se assume como um dos maiores eventos artísticos do território.