Expresso Transatlântico, Vieira Power Trio, Ana Cristina Silva e Afonso Reis Cabral integram a programação da 5.ª edição do festival “Políticas à Parte” que este ano tem lugar entre 23 de abril e 1 de maio em Arruda dos Vinhos. Esta é uma iniciativa que visa promover o pensamento crítico, a reflexão e o debate político, através das diferentes áreas artísticas.
Nesta edição tem especial destaque para os concertos com Expresso Transatlântico e Vieira Power Trio, nos dias 24 e 26 de abril, respetivamente.
O documentário “A Cor da Liberdade”, que parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas é apresentado no dia 28 de abril, no Auditório Municipal. No dia 29 será apresentada a peça “Arame Farpado”, que “pretende ser uma reflexão sobre o populismo através da criação ficcionada de um movimento com características populistas”, refere o município em nota de imprensa.
Destaque também para os livros com uma feira do livro a decorrer de 23 de abril a 10 de maio. Encontro com Ana Cristina Silva e apresentação do livro “El-rei, Nosso Senhor, Sebastião José”, no dia 26 de abril. No dia 30, encontro com os autores “João, Jean e John”, e com Afonso Reis Cabral no dia 1 de maio.
Na Galeria Municipal estará patente, de 23 de abril a 28 de maio a Exposição Projeto QUINTO WI-FI, onde o artista visual Henrique Andrade pretende lançar o debate a partir da seguinte questão: “E se, de repente, tudo aquilo que é invisível se tornasse visível? Se, de repente, toda a nuvem de informação, à qual vivemos permanentemente ligados, se materializasse?”