JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
14.1 C
Lisboa

Sons do Minho, Nuno Ribeiro e Buba Espinho na Ávinho

É já este fim-de-semana que tem lugar a Ávinho 2024 – Festa do Vinho e das Adegas, com Sons do Minho, Nuno Ribeiro e Buba Espinho em Aveiras de Cima, de 12 a 14 de abril.

O evento é já uma tradição em toda a região. Por apenas 3 euros o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que guardará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos de mais de uma dezena de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

O arranque oficial da Ávinho 2024 terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na visita inaugural nas ruas do evento, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.

Além da constante animação com as bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na noite de sexta-feira, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. É neste momento que as as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do ciclo do vinho, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma manifestação cultural com a participação dos diversos ranchos folclóricos do concelho de Azambuja, assim como o Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima e o Agrupamento de Escuteiros 524.

As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

Nos momentos musicais nestes três dias, sobem ao palco da República os “Sons do Minho”, na sexta-feira, pelas 23h00, na noite de sábado, o cantor Nuno Ribeiro, pelas 23h00 e Buba Espinho, no final da tarde de domingo, pelas 19h00.

Após os concertos, a animação vai continuar com o “Bailarico” e atuações de DJ’s. Os bailes terão o seu inicio marcado para 00h30, na sexta-feira, no palco do Calhô, na Rua da Ameixoeira com Duo Musical Daniel & Mara e ao sábado com o Grupo Ved’Noize no palco da Moina, na Rua António Amaro dos Santos. Seguir-se-á, no Largo da República, à 01h00 da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Tiago Cristophuros e no sábado com o DJ Van Gohen.

No último dia, domingo, será feita a “Ronda às Adegas” onde não faltarão pontos de animação nas adegas, ruas e largos do circuito Ávinho com os grupos de folclore, música, teatro e animação do concelho. Nesta ronda será possível desfrutar de uma prova de vinhos e torricado, no posto de informação do Município de Azambuja.

Durante esta edição tem lugar ainda um “Encontro de Chefs” durante os três dias do evento, no Pátio da Adega Batoréu, com possibilidade de participação em uma das provas comentadas de vinho.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome