A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai gastar cerca de 100 mil euros num estudo para tentar que a Linha Violeta do Metro de Lisboa chegue ao concelho. Numa altura em que a mobilidade urbana está em cima da mesa, o PSD, através do vereador David Pato Ferreira, vincou em reunião do executivo, que o concelho de Vila Franca de Xira, não devia perder a oportunidade, tanto mais, que a “Linha Violeta” chegará às suas bem perto da freguesia de Vialonga.
Com eleito, o alargamento do “Metro de Lisboa” tem vindo a ser sistemático, sendo que já existem planos, recentemente aprovados para que este chegue à margem sul, em zona das praias da Costa de Caparica.
Segundo o vereador, que viu a sua proposta aprovada por unanimidade, depois de associar um custo máximo ao estudo, o objetivo deste documento é “proporcionar uma mobilidade eficiente, sustentável e com conforto às pessoas que diariamente se deslocam em circunstâncias de trabalho, lazer ou estudo entre o concelho e a capital”, sublinhando que o transporte ferroviário, tanto subterrâneo como de superfície, são os mais eficientes.
Nesse sentido, recordou que a construção da linha violeta, que desta feita liga os concelhos de Odivelas e Loures, deve ser aproveitada ao máximo, pois fica apenas a 9 quilómetros de Vialonga na zona do Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL).
O vereador do PSD argumenta que se a extensão proposta pelo seu grupo chegar ao Cabo de Vialonga, de forma paralela à variante, “tal implicaria apenas mais 9 quilómetros” o que possibilitaria “servir a totalidade deste aglomerado urbano, naquela que, recorde-se, é a única freguesia do concelho que não tem acesso direto ao transporte ferroviário”.
Para o vereador, este estudo deverá refletir “os impactes demográficos, económicos e urbanísticos expectáveis no seu local de implementação”, sendo que o mesmo deverá ser enviado ao Ministério das Infraestruturas e Habitação “para que possa servir como baluarte da nossa discussão e robustecimento da nossa argumentação para que de uma vez por todas Vila Franca seja incluída na Linha Violeta do Metro de Lisboa”.
Em resposta ao vereador, o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, recordou que o PSD já tinha apresentado uma proposta semelhante em Assembleia Municipal. O autarca acrescentou entretanto que a Área Metropolitana de Lisboa, já está a levar a cabo um estudo de mobilidade metropolitana.
Para Fernando Paulo Ferreira, ainda está tudo em aberto. O autarca recorda que há várias opções para chegar a Vialonga e sublinha que não é “absolutamente claro” que o metro seja enterrado como tradicionalmente as pessoas associam. O autarca refere que há opções, e que nelas está inclusive “a possibilidade de a linha ser ferroviária à superfície ou de todo não ser sequer ferroviária”. “Pode ser um metro rodoviário com via dedicada, mas em autocarro elétrico, construído e feito exatamente para essa matéria”. Existe também a opção de se estudar “um transporte público pesado, ferroviário ou outro, que parta do Parque das Nações para Vialonga, seguindo assim de uma forma bastante simples, o Rio Trancão, que já é uma zona percorrida a pé”, sublinhou o autarca que destacou que todas as opções estão em aberto.
Até ao momento linha violeta será um sistema de metro ligeiro de superfície que contará com 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão, tendo transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas (Linha Amarela). Deverá ligar Loures e Odivelas em 2026 e terá um custo de 527,3 milhões de euros.