31.5 C
Lisboa

Canil de Alenquer com capacidade para mais 40 animais

Os amigos de quatro patas já têm casa nova no concelho de Alenquer. Foi inaugurada esta semana a ampliação do Centro de Recolha Oficial. Com possibilidade de acolher mais 40 animais face à capacidade atual, cerca de 37, e corresponde a mais uma resposta do município no âmbito do abandono animal. Esta era uma concretização já há muito ansiada. Paulo Franco, vereador com o pelouro do Saúde Bem-Estar Animal, demonstrava a sua satisfação, no dia da inauguração “por finalmente a Câmara conseguir com este projeto dar uma resposta diferente a quem nos procura”. O CRO de Alenquer passa agora a ter capacidade para albergar 80 cães, a que se soma a vertente de gatil com um espaço para cerca de 25 felídeos.

caes_canil_alenquer
Animais aguardam por novo dono

Pedro Folgado, presidente da Câmara, enfatizou que o investimento foi de 130 mil euros, tendo sido importante na consolidação deste projeto a parceria com a Águas do Tejo Atlântico que cedeu o espaço em causa, onde também se situa a ETAR da empresa intermunicipal.

O autarca referiu que é impossível fechar os olhos à realidade do abandono animal no concelho, e daí “esta necessidade de ampliação do espaço”. O sentimento de compaixão perante os animais abandonados “é natural, e como tal queremos proporcionar-lhes este espaço com algum conforto”. Acredita que assim também será mais fácil suscitar a adesão à adoção animal, sendo que o CROA conta com uma página de Facebook com alguns amigos a pedirem para os levarem para casa.

O investimento neste projeto tem uma área de implantação de 550 metros quadrados para todo o espaço que já havia sido alvo de melhorias em 2022. Além do canil, e do  gatil possui ainda uma sala de tratamento, uma sala de cirurgia, uma zona de recobro, uma zona de sequestro e ainda uma zona de quarentena, sendo todas elas geridas em permanência por seis profissionais.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome