O auto de consignação da obra de ampliação do cemitério de Aveiras de Cima foi assinado, esta segunda-feira, entre a autarquia e a Construaza. Esta foi a empresa, com sede no concelho de Azambuja, que venceu o concurso e que terá a missão de erguer o novo cemitério.
Ao Valor Local, Silvino Lúcio, presidente da Câmara de Azambuja, reconheceu que este foi um momento importante e que tem um peso muito significativo “para as gentes de Aveiras”, ao mesmo tempo que sublinhou que “o esforço financeiro do município, terá em conta as necessidades destas populações.”
De acordo com o autarca “as coisas conseguem-se, primeiro com a delineação daquilo que queremos fazer e daquilo que é necessário para o saudável desenvolvimento do concelho”.
O investimento do município ronda o milhão e setecentos mil euros, conseguido através de um empréstimo financeiro e agora é aguardar para que a obra se desenrole, sendo que a mesma estará pronta “daqui a um ano”.
Ao nosso jornal, o autarca justificou o atraso nesta obra dada a dificuldade de encontrar o financiamento. Este cemitério é construído a pensar nas “necessidades futuras e foi com esse pensamento que a autarquia trabalhou”, salientando a demora do visto do Tribunal de Contas “mas hoje estamos aqui a fazer o lançamento, a adjudicação, a consignação a uma empresa do concelho. É bom também referir isso”.
O novo espaço ficará ao lado do atual cemitério local e terá 462 campas, 600 ossários, 590 columbários e 60 jazigos.