A Feira Nacional de Agricultura (FNA) / Feira do Ribatejo, vai decorrer este ano entre os dias 8 e 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, como habitual. O tema escolhido para este ano é a “Pecuária Extensiva”, tendo como intuito dar relevo a uma atividade que ocupa uma área de 64% da superfície agrícola útil em território nacional e que representa “inúmeras vantagens como o apoio ao sistema agroflorestal ou o incremento qualitativo dos produtos provenientes e derivados dos animais de pasto. Neste âmbito será também inevitável a promoção das raças autóctones e a preservação deste nosso património”, destaca a organização em comunicado.
Vista como uma tendência sustentável e de largo impacto no setor agrícola português, a pecuária extensiva, uma das primeiras atividades desenvolvidas pelo homem, “chega ao século XXI com cartas para dar, novas soluções para um melhor pastoreio e a adaptação às alterações climáticas serão então o mote para o debate aberto sobre estas e outras grandes questões do mundo rural na atualidade.”
Na edição de 2024 serão celebrados os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de atividade do CNEMA.
“Temos orgulho no nosso percurso histórico mas mais orgulho ainda em termos chegado até aqui. Sempre numa trajetória ascendente e com uma postura, não do que envelhece, mas do que e se adapta, se renova e melhora a cada passo da sua existência”.
Entre as novidades da edição deste ano, destaca-se a inclusão do denominado Espaço Criança, “exclusivamente dedicado aos mais novos que vai proporcionar uma experiência única e interativa ao público infantojuvenil que visita a Feira Nacional da Agricultura”.
“Num espaço reservado, construímos um ambiente apropriado e acolhedor onde os mais pequenos – os consumidores, e quem sabe, os agricultores de amanhã – vão ter acesso a muito entretenimento e atividades educativas com foco na importância da agricultura, da alimentação e do equilíbrio do meio ambiente. “
Seminários e debates não são uma novidade e na edição de 2024 estão de volta as Conversas de Agricultura. Os eventos desta agenda, vão decorrer nos dias úteis e de entre os quais se destaca o Ciclo de Conferências alusivo à “Pecuária Extensiva de Sequeiro” a acontecer nos dias 11, 12 e 13 de junho. Montado e Produção Pecuária Extensiva, Alimentação Animal, Evolução Tecnológica, entre outros, serão os temas a abordar.
Concertos com Excesso, Diogo Piçarra e Dj Padre Guilherme
A Feira vai voltar a ter um espaço próprio e individualizado para a animação com bares, carrosséis, e palco para os concertos para que estas atividades não colidam com outras iniciativas e permitam um maior conforto aos visitantes.
No dia de abertura, 8 de junho (sábado), atuam os “Excesso”, no dia 9 de junho (domingo) são “Os Quatro e Meia”, a 14 de Junho (sexta-feira) as atenções viram-se para “Diogo Piçarra” e “DJ Padre Guilherme” e no dia 15 (sábado) é a vez de “David Antunes e convidados”.