A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) inaugurou novos parques de estacionamento. Todos os dias chegam cerca de 360 mil viaturas a Lisboa, sendo que grande parte do tráfego parte também de concelhos da região: Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e Oeste.
Segundo nota de informação do município, com o mesmo cartão Navegante é possível aceder a todos os parques, bastando na primeira utilização de cada parque efetuar a validação do passe.
Os parques estão acessíveis a todos os portadores do Navegante, até atingir o número de lugares de estacionamento reservados: Colégio Militar – 415 lugares; Avenida de Pádua – 248 lugares; Ameixoeira – 280 lugares.
Na inauguração do parque Navegante do Colégio Militar, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a criação de mais dois parques em setembro, exclusivos para os residentes nas freguesias do Lumiar e de Santa Clara: Telheiras Poente – 155 lugares; Telheiras nascente – 106 lugares. Em entrevista ao Valor Local, em inícios do ano passado, Carlos Silva, presidente do conselho de administração da EMEL, dava conta dos principais objetivos da empresa, nomeadamente a criação de mais lugares de estacionamento tendo em conta quem chega todos os dias a Lisboa para trabalhar.
Em Lisboa, “entram mais de 360 mil carros por dia”, assinalou Carlos Moedas, e a cidade tem de aumentar a capacidade nos parques de estacionamento. Na Ameixoeira, “que é pouco utilizada, nós podemos pegar nestes parques e continuar não só a construir novos parques, mas fazer com que as pessoas possam aqui deixar o carro e mudar para o transporte público”.
“E isso é o que nós queremos, que as pessoas deixem o carro às portas de Lisboa”, acrescentou Carlos Moedas.
Em 2025, a CML vai inaugurar mais dois parques Navegante: Azinhaga da Cidade -165 lugares (exclusivo para residentes Lumiar); Pontinha Sul – 387 lugares.
Ao todo, informa a Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, no próximo ano Lisboa terá sete parques e perto de 1 900 lugares disponíveis gratuitamente aos detentores do passe Navegante.