Vila Franca de Xira tem duas novas artérias. A iniciativa foi da Junta de Freguesia, liderada por Ricardo Carvalho que destacou a importância de perpetuar a memória de “dois nomes absolutamente incontornáveis da história e identidade de Vila Franca de Xira”.
As novas designações urbanas não surgem por acaso. Fernando de Castro Van Zeller Pereira Palha e José Pereira Palha Blanco foram figuras maiores da cultura taurina e das tradições ribatejanas, com legado que atravessa gerações.
“Fernando Palha, como o conheciam os amigos, era um homem do campo, da festa brava, da lezíria e do toiro. Mas era também um homem de cultura, de civismo e, acima de tudo, de bons valores”, recordou Ricardo Carvalho, perante uma plateia composta por familiares, representantes de associações locais e moradores da freguesia.
Fernando Palha, ganadeiro de excelência e continuador de uma das mais prestigiadas ganadarias do país, foi elogiado pela sua capacidade de conjugar tradição e progresso, sendo “determinante para afirmar Vila Franca de Xira como epicentro nacional da cultura taurina”.
No mesmo momento, a cidade prestou tributo a José Pereira Palha Blanco, figura que, no virar do século XX, foi essencial na fundação de um dos maiores símbolos culturais da cidade — a Praça de Toiros Palha Blanco. “Foi graças ao seu empenho, à sua visão e ao seu amor por Vila Franca de Xira que, em 1901, a praça abriu portas, tornando-se desde então palco de momentos históricos”, assinalou o autarca.
Num tom de homenagem, mas também de projeção para o futuro, o presidente da Junta destacou o significado destas novas ruas como ponto de encontro entre gerações: “Estamos a projetar valores para o futuro. As ruas que inauguramos hoje serão pisadas por crianças, jovens, famílias, trabalhadores. Serão locais de vivência, de encontro, de memória.”
A família Palha, homenageada em duplicado, foi descrita como “sinónimo de Ribatejo”, responsável por “preservar e projetar as tradições tauromáquicas, elevar o nome da nossa terra além-fronteiras e manter sempre uma postura de serviço à comunidade”.