O Hospital de Santarem está a desviar doentes politraumatizados e referenciados para a Imagiologia para outras unidades hospitalares. A situação está a levar ao “entupimento” de outras unidades hospitalares, como é o caso do Hospital de Vila Franca de Xira, onde à hora desta notícia, estavam 14 ambulâncias em espera para a triagem.
Segundo apurou o Valor Local, esta é uma situação que se verifica desde o dia de sábado e que inclusive tem causado constragimentos às várias corporações de bombeiros da região.
A falta de informação, levou a que ontem, domingo, dia em que parte dos serviços hospitalares se encontram fechados, os operacionais do socorro se tivessem deslocado, nalguns casos para Vila Franca, noutros para os hospitais de Lisboa.
Em resposta ao Valor Local o gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde da Lezíria que tutela o Hospital de Santarém, admite “que o Serviço de Urgência se encontra, temporariamente, com limitações devido a uma avaria no equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC)”.
Segundo a mesma nota, e na sequência da avaria, o hospital esclarece que “foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o redirecionamento de doentes críticos do foro médico cirúrgico e politraumatizados para outras unidades de saúde, de forma a garantir a adequada resposta clínica”.
Ainda assim, garante o hospital que os doentes que se desloquem àquela unidade de saúde por meios próprios e não atraves de ambulância, “continuam a ser avaliados e atendidos conforme a gravidade clínica”.
Sobre a reposição destes serviços, o hospital sublinha que “estão a ser desenvolvidos todos os esforços para a rápida resolução da avaria e reposição plena da capacidade de resposta do Serviço de Urgência, que se prevê ocorra ainda no decurso do dia de hoje”, segunda-feira.