JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
14.1 C
Lisboa

Junta de Vila Franca homenageia figuras da democracia local

A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira vai distinguir personalidades e Instituições da freguesia.  A iniciativa decorre esta quarta-feira, pelas 9 da noite, no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

Entre os nomes que o executivo decidiu distinguir no âmbito dos 50 anos do 25 de abril, encontram-se Maria Eduarda Comporta Nobre que foi Presidente da Comissão Administrativa de Freguesia, decorria o ano de 1974.

Luís Geordano dos Santos será também alvo de homenagem pela junta. Luís Geordano dos Santos assumiu o lugar de deputado à Constituinte entre os anos de 1974 e 1976, a par com José Pedro Soares que também foi deputado à Constituinte nos mesmos anos.

António José Alves Machado será outro dos condecorados. António Machado foi presidente de Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, aquando da data da elevação de Vila Franca de Xira a Cidade.

A junta de freguesia prepara-se também para condecorar Maria da Luz Rosinha e Sandra Marcelino. Rosinha foi a primeira mulher presidente de câmara no concelho. Sandra Marcelino assumiu em 2021 o lugar de presidente da Assembleia Municipal, sendo a primeira mulher no cargo.

A cerimónia homenageia ainda Ana Câncio como a primeira mulher presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, mas também a Liga dos Combatentes- Núcleo de Vila Franca de Xira, em representação dos militares locais e nacionais, que fizeram o 25 de Abril. Será ainda homenageada a Associação Alves Redol (antigo Centro Popular Alves Redol) – em representação dos movimentos cívicos e culturais, que contribuíram para o momento culminante do 25 de Abril.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome