JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
14.1 C
Lisboa

Vítor Moreira: “As medidas dos SMAS na vertente da água e saneamento”

A água é um bem essencial para a vida humana, sendo fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. No entanto, apesar de ser um recurso natural abundante no planeta, a água doce disponível para consumo humano é limitada e está cada vez mais escassa devido ao modelo de gestão e ao aumento da procura.

Por isso, é de extrema importância a utilização racional da água para consumo humano, a fim de garantir que ela esteja disponível para as gerações presentes e futuras. Isso inclui medidas como a redução do desperdício, o uso de sistemas de retenção de água da chuva, a boa manutenção de equipamentos e instalações hidráulicas, e o incentivo á reutilização de água tratada nas nossas ETARs.

Além disso, a preservação dos lençóis de água e a proteção das nascentes são fundamentais para garantir a qualidade da água utilizada para consumo humano.

Portanto, é dever de todos adotar práticas sustentáveis em relação ao uso da água, procurando sempre sua preservação. Somente com a conscientização e o compromisso de todos é possível garantir a disponibilidade de água de qualidade para a presente e futuras gerações.

No cumprimento dos pressupostos acima referidos, o Município de Vila Franca de Xira através dos seus SMAS tem investido em novas tecnologias de monitorização de redes, deteção de fugas, substituição de condutas antigas e melhoria da eficiência dos sistemas de abastecimento de água.

Além disso, têm sido implementadas campanhas de sensibilização da população para a importância de um uso racional da água, como a utilização de redutores de caudal nas torneiras.

Este esforço conjunto tem contribuído para a redução do volume de perdas, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e uma melhoria dos serviços prestados aos munícipes de Vila Franca de Xira.

É fundamental que cada um de nós contribua para a preservação deste recurso tão precioso, adotando práticas sustentáveis no nosso dia a dia. Pequenas ações podem fazer a diferença, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, reparar rapidamente eventuais fugas em nossas casas, entre outras medidas.

Já no domínio das redes de saneamento os SMAS de Vila Franca de Xira juntamente com as Águas do Tejo Atlântico, através do programa AGIR tem vindo a apoiar a indústria local no sentido de reforçar a qualidade dos seus efluentes.

Através de ações de sensibilização, capacitação e investimento em infraestruturas, o programa AGIR tem conseguido impulsionar a implementação de boas práticas ambientais mais sustentáveis e mais circulares, nas empresas da região, promovendo a redução do consumo de água e a minimização da geração de efluentes.

Desta forma, os SMAS e as Águas do Tejo Atlântico estão a contribuir para melhorar a qualidade das massas de água assim como a promoção da sustentabilidade no setor industrial, beneficiando não só as empresas locais, mas também a comunidade e o meio ambiente em geral.

Contamos com a colaboração de todos para que juntos possamos continuar a melhorar a gestão da água em Vila Franca de Xira e garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras.

Obrigado a todos pelo empenho e dedicação neste desafio tão importante. Juntos, podemos fazer a diferença!

 

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome