Criada em outubro de 2024, a associação Jovens Unidos por Manique (JUMI) dá os primeiros passos. João Simões e Daniel Simões estiveram no programa Hora Local da Rádio Valor Local, onde deram a conhecer os objetivos desta associação, bem como algumas iniciativas levadas a cabo. No fundo o desafio, é tirar os jovens do conforto de suas casas e levá-los a interagir entre eles em atividades solidárias, de entretenimento, e nas festas locais. A associação conta com 15 jovens nos corpos sociais.
“Sentimos que podíamos, efetivamente, fazer a diferença na vila, criando atividades quer para nós jovens, quer para toda a população, porque queremos chegar também a todas as faixas etárias”. Na localidade de Manique do Intendente, vivem cerca de 100 jovens nas idades entre os 13 e os 30 anos. A população idosa ascende aos 67 por cento e os jovens aos 20 por cento. É sabido que os jovens do alto concelho de Azambuja preferem Rio Maior ou Cartaxo nas suas deslocações quer nos estudos, quer de lazer. Azambuja, sede de concelho, só mesmo “quando é para tratar de algum assunto burocrático”, dizem.

A ruralidade da freguesia não parece incomodar os jovens, que não dispensam as vivências numa vila que por enquanto ainda tem “comércio, posto médico, farmácia e escola até ao 9ºano”. Recentemente a associação também se juntou às críticas face à ameaça de encerramento do único banco a funcionar na vila, que por enquanto está aberto ao público duas vezes por semana.
Com o aparecimento da JUMI tem sido possível através das suas atividades, os jovens de Manique estarem mais em contacto uns com os outros, ao saírem de casa. Importante neste aspeto é que também criem “um sentido de responsabilidade” que em certos aspetos ainda não existe em certas idades. Atualmente estão a conseguir congregar 40 jovens nestas atividades, com diferenças de idades entre eles que podem chegar aos 10 anos de diferença.
Daniel Simões, 30 anos e João Simões, 27 anos referem que a pandemia trouxe bastantes alterações nos modos de vida dos jovens- “Têm um estilo de vida diferente daquele que tínhamos com a idade deles, devido à tecnologia que é um inibidor da interação social”. Por isso “trazer as pessoas para fora de casa, para o que é social, formativo e educativo é muito importante”.
Quanto às gerações mais jovens esse trabalho tem sido visível – “Não tem sido difícil e inclusive temos tido muitos jovens que se dirigem até nós, e que pedem para participar nas ações da associação, o que é fantástico.”
Passados muitos anos, jovens de Manique foram à Feira de Maio
Entre as atividades que levaram a cabo nos últimos tempos, esteve um arraial de Santos Populares, a presença nas tasquinhas de Manique do Intendente, e o desenvolvimento de uma ação solidária junto de um casal que ficou sem casa. De futuro está prevista a realização de um Rally. No inverno “gostaríamos de levar a cabo atividades também de convívio com lareiras acesas, um bingo, ou algo do género”, referindo ainda o apoio importante da Associação de Jovens do Concelho de Azambuja (AJOCA) que tem ajudado a nível de aconselhamento e de pormenores administrativos relacionados com a constituição da associação. Este ano, a JUMI esteve presente nas tasquinhas da Feira de Maio, e os dois jovens contam que já há muitos anos que não vinham à feira bem como outros de Manique. No fundo tratou-se também de uma forma de intensificar laços com a associação com sede em Azambuja.
Nos planos da JUMI está ainda poder proporcionar atividades de formação às crianças que frequentam o ensino na freguesia, em horário após as aulas até os pais as conseguirem ir buscar. “Neste momento existem atividades de tempos livres, mas nem todas participam. O nosso intuito é estabelecermos protocolos com entidades certificadas”. A JUMI conta com os apoios da União de Freguesias de Manique, Maçussa e Vila Nova de S.Pedro e Câmara de Azambuja. Neste aspeto, reforçam a necessidade de o município não deixar atrasar as mais que bem-vindas obras na Casa da Câmara localizada na Praça dos Imperadores, que face ao espaço seria mais do que apropriada para acolher atividades da JUMI.