Entre 6 de outubro e 14 de novembro decorre a votação pública da edição de 2025 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja. A iniciativa entra na reta final, depois da análise e validação das propostas submetidas pelos cidadãos.
Ao todo, foram validadas 26 propostas, abrangendo áreas como a requalificação de espaços públicos, equipamentos desportivos, lazer, ambiente, cultura e proteção animal. Entre os projetos em votação destacam-se, por exemplo, a Requalificação do Parque Recreativo e Desportivo Vale da Rosa, em Aveiras de Baixo, o Desfibrilhador para todos, em Aveiras de Cima, a Revitalização das “Minas” de Manique, a Requalificação da Fonte de Alcoentre, ou ainda o Parque Canino do Bairro da Onia, em Azambuja.
Outras propostas incluem o Baloiço Panorâmico de Vale do Paraíso, a Reabilitação dos Lavadouros Públicos da localidade, a Requalificação do Jardim da Socasa, o Campo de Basquetebol do Bairro da Socasa, a Requalificação do Campo de Futebol 5 dos Casais da Lagoa, e a Criação de um espaço de lazer “Descobrir e Vivenciar os Casais dos Britos”, em Azambuja.
Há também projetos com enfoque na sustentabilidade e inclusão, como o COOL BENCH – Espaços de Sombra e Inclusão, na União das Freguesias de Manique, Maçussa e Vila Nova de São Pedro, ou a Transformação de troncos de árvores em canteiros de flores, em Aveiras de Cima. Na área da educação, destaca-se a Renovação das salas da Escola Básica do Vale do Brejo, de âmbito municipal.
A votação pode ser feita através da plataforma digital op.cm-azambuja.pt . Os cidadãos podem também dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia para obter apoio no processo de votação. Podem participar todos os residentes ou naturais do concelho com 16 anos ou mais, mediante comprovativo. Cada participante dispõe de três votos: dois devem ser atribuídos a projetos de freguesias diferentes e o terceiro a um projeto de âmbito municipal.
“O Orçamento Participativo tem como objetivo reforçar a participação cívica e o diálogo entre autarcas, técnicos municipais e população, permitindo aos munícipes decidir diretamente sobre a aplicação de parte do orçamento municipal”, salienta o município em nota de imprensa. Para esta edição, o valor global destinado é de 120 mil euros, sendo atribuído um máximo de 15 mil euros (IVA incluído) a cada projeto vencedor.