Foram assinados os Contratos-Programa 2024-26 das 39 Unidades Locais de Saúde (ULS) e três IPO do país, numa cerimónia que teve lugar no Auditório do Infarmed, em Lisboa, em que estiveram presentes a Unidade Local de Saúde da Lezíria e a do Estuário do Tejo, as que operam na área de atuação do Valor Local.
Liderada pela Direção Executiva do SNS (DE-SNS), representada por Fernando Araújo, diretor executivo, e pela Administração Central do Sistema de Saúde IP (ACSS), através de Victor Herdeiro, presidente do referido organismo, a cerimónia integrou-se num evento que incluiu também a apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das Unidades Locais de Saúde”.
No período da tarde realizou-se a primeira Assembleia de Gestores que contribuiu para a definição das linhas gerais de atuação do SNS, competindo-lhe dar parecer sobre todas as matérias que lhe sejam submetidas pelo diretor executivo e emitir recomendações por sua iniciativa. Na abertura esteve o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e contou também com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.