JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
19.1 C
Lisboa

ULS Estuário do Tejo operacionaliza cuidados de saúde primários com novos departamentos

A recente Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo) criou três departamentos na Área Assistencial dos Cuidados de Saúde Primários. Assim, foram criados o Departamento para a Promoção da Saúde e Intervenção Comunitária na Doença, o Departamento das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e o Departamento das Unidades de Saúde Familiar.

Esta renovação estrutural “segue a mesma linha orgânica que a ULSETejo realizou para os departamentos assistenciais de Cuidados Hospitalares, considerando o Conselho de Administração que a área de Cuidados de Saúde Primários deve evoluir para estruturas departamentais mantendo-se, assim, os mesmos termos, a coerência e a sua relevância”, refere a ULS em comunicado de imprensa. “Esta organização permitirá alavancar os cuidados de saúde primários e recolocá-los no centro dos esforços para melhorar a saúde e o bem-estar das populações”, defende.

Na mesma reunião, o Conselho de Administração nomeou os responsáveis para os cargos de direção dos departamentos da área assistencial dos cuidados de saúde primários. Para diretora do Departamento para a Promoção da Saúde e Intervenção Comunitária na Doença, foi nomeada Carla Sofia Simões Cardoso Jorge – Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar; para diretor do Departamento das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados foi nomeado Hugo Eduardo Proença Bento de Sousa – Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar; para diretora do Departamento das Unidades de Saúde Familiar, foi nomeada Olena Berezovska Trindade Lourenço – Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar.

Ao Departamento a Promoção da Saúde e Intervenção Comunitária da Doença competirá, entre outras, promover a Saúde, prevenir a doença e prolongar a vida saudável da população da área de influência desta Unidade Local de Saúde, atuando na preparação e resposta a emergências de saúde pública. Terá ainda como responsabilidade proporcionar, suportado pelas estruturas de gestão da Unidade Local de Saúde, um acompanhamento técnico e de monitorização efetivos, potenciando ajustes que promovam a adequação de objetivos traçados. No âmbito da prevenção e promoção da saúde, pretende-se criar e desenvolver projetos inovadores com visibilidade na população. Serão importantes as parcerias com estruturas do movimento social, envolvendo a comunidade de forma direta e indireta nas iniciativas.

O Departamento das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados terá como principal função o acompanhamento e desenvolvimento organizativo das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, prestando cuidados personalizados, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos.

O Departamento das Unidades de Saúde Familiar tem como principal função apoiar, acompanhar e desenvolver as Unidades de Saúde Familiar, prestando cuidados personalizados, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos. Estes Departamentos desenvolverão as suas funções em plena articulação com as unidades funcionais da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome