Foi finalmente aberta ao trânsito a estrada que liga Casal das Balas à Serra, na freguesia de Santana da Carnota. Uma intempérie ocorrida em finais de 2022 havia cortado essa ligação. Na última sexta-feira, 2 de agosto, a comunidade reuniu-se no local para assistir simbolicamente à reabertura da estrada.
Recorde-se que em várias ocasiões a população fez por evidenciar o seu descontentamento. Numa das ocasiões, o Valor Local esteve em Casal das Balas e ouviu os moradores que queriam a estrada reaberta antes do inverno de 2023, contudo tiveram de esperar mais um ano. As obras arrancaram no início deste ano, sendo que a intervenção comportou um aturado trabalho de engenharia, conforme salientou à época, o vice-presidente da Câmara, Tiago Pedro .
Em causa estava a necessidade de estabilização da encosta do Soupo. Dado o incremento em termos de segurança e acessibilidade assegurados com esta intervenção, Tiago Pedro, no dia da inauguração da reabertura, ressalvou a concretização de mais uma obra e apelou ao bom senso na condução perante a qualidade da via. “Ficamos contentes por, neste mandato, termos conseguido ultrapassar esta questão. Carnota era uma das freguesias que mais precisava de ser asfaltada. Há sempre algo mais por fazer, mas temos de tentar atender às necessidades de todo o concelho, que alberga 45 mil pessoas. Em termos de acessibilidades e de um eventual socorro, ficamos todos tranquilos com o conforto que a estrada pode trazer. Que façam um bom usufruto dela”, reiterou o também vereador com o pelouro do trânsito e mobilidade.
A empreitada foi dada por finda pelo valor de 183 mil 218 euros suportada pela Câmara Municipal de Alenquer.