À semelhança de outras estruturas semelhantes, entrou em funcionamento, neste início de ano, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, que integra o Hospital Distrital de Santarém (HDS) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria.
“Com a criação da ULS Lezíria, que hoje inicia, somos confrontados com um novo desafio que vai exigir o envolvimento de todos. Este novo modelo organizativo, ao privilegiar a integração e articulação de cuidados, fomentando as respostas de proximidade, irá permitir ganhos em saúde para a população que servimos”, realça Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, que deverá ficar ainda à frente da nova ULS.
De acordo com o comunicado divulgado hoje pelo Gabinete do Ministro da Saúde, “o alargamento das ULS a todo o país, alicerçando o Serviço Nacional de Saúde (SNS) neste modelo organizativo, facilita o percurso das pessoas no sistema de saúde ao integrar numa única gestão os centros hospitalares, os hospitais, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACes) e a Rede Nacional de Cuidados de uma determinada área geográfica”.
Por outro lado, “esta integração constitui uma qualificação da resposta do SNS, simplificando os processos, incrementando a articulação entre equipas de profissionais de saúde, com foco na experiência e nos percursos entre os diferentes níveis de cuidados, aumentando a autonomia de gestão, maximizando o acesso e a eficiência do SNS”.
Segundo o mesmo comunicado, “as ULS permitem responder às necessidades dos cidadãos, privilegiando a proximidade, a otimização de recursos, a continuidade e a integração de cuidados, no domínio da prevenção, no plano assistencial, no tratamento e prestação de cuidados e na recuperação e reabilitação”.
Além da ULS da Lezíria, entram em funcionamento no país mais 30 ULS, que se juntam às oito já existentes.