As temperaturas elevadas que se fazem sentir na região, com valores acima dos 40 graus em várias zonas servidas pela Águas do Ribatejo (AR), estão a provocar um aumento muito significativo do consumo de água da rede pública. Em alguns locais, o volume utilizado mais do que duplica face aos valores habituais, situação que a empresa atribui não apenas às necessidades acrescidas provocadas pelo calor, mas também à utilização de água tratada para fins considerados não essenciais. Perante este cenário, a Águas do Ribatejo apela à população, empresas e instituições para que adotem um consumo responsável e moderado, restringindo a utilização da água da rede pública ao estritamente necessário.
A empresa recomenda que sejam evitadas atividades como a rega de jardins e relvados, a lavagem de pátios, passeios, telhados, ruas ou viaturas, bem como o enchimento de piscinas, tanques e outros reservatórios.
A entidade gestora do abastecimento de água sublinha que a adoção de comportamentos responsáveis permitirá preservar as reservas disponíveis e garantir a capacidade de resposta às necessidades prioritárias da população, incluindo o apoio ao combate a incêndios, sem comprometer o fornecimento público.
A Águas do Ribatejo refere ainda que reforçou as ações de sensibilização junto dos consumidores domésticos, comerciais e industriais, alertando para a importância de um consumo consciente durante os períodos de maior pressão sobre o sistema de abastecimento.




