JQUERY RADIO PLAYER and WORDPRESS RADIO PLUGIN powered by WordPress Webdesign Dexheim and FULL SERVICE ONLINE AGENTUR MAINZ
25 C
Lisboa

Cartoon Xira regressa a Vila Franca de Xira

A comemorar 25 anos de existência, a “Cartoon Xira” volta a estar em evidência no Celeiro da Patriarcal em Vila Franca de Xira. Esta mostra foi inaugurada no dia 23 de fevereiro e estará patente ao público até ao dia 5 de maio, e conta como habitualmente com a curadoria do cartoonista vilafranquense António Antunes.

A edição de 2024 apresenta um olhar sobre o ano que passou, com destaque para a exposição “Cartoons do ano 2023”, com uma seleção dos melhores trabalhos dos artistas nacionais, sendo que as temáticas escolhidas para a retrospetiva abrangem a Guerra da Ucrânia, a Guerra da Palestina, a Ascensão da China, a Sobrevivência de Trump, o Aumento dos Juros e a Crise no Governo de Costa.

Como habitualmente, esta iniciativa volta a concentrar muitos nomes nacionais, mas também alguns destaques internacionais, através da presença do convidado mexicano Victor Vélez “Chubasco” que participa na exposição internacional “Cartoons do ano 2023 – Horizontes Imaginários”. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, evidenciou a consciência “crítica e mordaz” dos cartoonistas presentes, lembrando o início deste certame em1999. Fernando Paulo Ferreira destacou a vereadora da Cultura à época, a social-democrata Zita Seabra e a antiga Presidente de Câmara, Maria da Luz Rosinha, que levaram a cabo uma primeira edição quando “Portugal era outro e o mundo era outro”, vincando que esta é de resto, na sua opinião, “a exposição mais divertida do ano” e que “os cartoons refletem a vivacidade da nossa política”.

Já António Antunes, cartoonista, natural de Vila Franca de Xira e curador da Cartoon Xira desde a sua primeira edição, em 1999, salientou que este “é um modelo de exposição que tem sempre funcionado bem”, algo que tem vindo a ser “apurado” com o passar dos anos” e que estabilizou neste “espaço magnífico que é o Celeiro da Patriarcal”.

A 25ª edição da Cartoon Xira pode ser visitada entre terça e domingo, das 15h00 às 19h00, no Celeiro da Patriarcal, com entrada gratuita.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome