Até ao dia 17 de novembro, o concelho de Alenquer é a “Capital da Codorniz”. A iniciativa da autarquia realiza-se em parceria com a InterAves, a maior produtora do país. A codorniz confecionada de diversas formas vai estar presente à mesa de 26 restaurantes. Será nestes espaços, que esta iguaria será preparada de variadas maneiras, que apenas dependem da imaginação dos chefs, já que este é um produto muito versátil e acessível.
A apresentação da décima edição da “Quinzena Gastronómica da Codorniz” decorreu no último sábado, 26 de outubro, no Mercado Municipal de Alenquer, com um showcooking e uma palestra, sobre os benefícios desta ave nos pratos dos portugueses.
Aliás, são muitas as formas de degustar a codorniz, desde o seu torricado, sonho de codorniz, passando pela empada de codorniz, esta é uma iguaria que só depende da imaginação.
A vereadora do Turismo, Claúdia Luis, da Câmara de Alenquer, frisou por seu lado que este não é um prato sazonal. Está disponível todo o ano nos restaurantes do concelho e que é muito procurado.
Sobre a consolidação da iniciativa, sublinha que “tem sido dado um passo de cada vez, porque também tem sido necessário dizer que a ave não são só ossos como a maioria das pessoas diz”, “É importante desmistificar que a codorniz, é também uma carne branca, deliciosa, sendo, portanto, um dos nossos produtos endógenos que queremos, de facto, valorizar, dando-lhe esta importância durante esta quinzena”.
Também Tiago Pedro, Vice-Presidente da Câmara, destacou esta iniciativa, lembrando as origens humildes deste prato, que agora faz as delícias dos comensais. O responsável sublinhou que os restaurantes têm aderido a esta iniciativa, sustentando que esta “é uma oportunidade para todos, não apenas para os restaurantes”, aludindo igualmente aos vinhos produzidos em Alenquer e que são o acompanhamento natural para a codorniz.
Para o vice-presidente este é um o desafio muito sentido pela Câmara Municipal “mas depois também é com grande honra que acolhemos os resultados” destacando o apoio da Interaves e do seu CEO, Fernando Correia “que é um dos mais entusiasmados no processo”.