A Companhia das Lezírias acaba de lançar a edição 2024 do novo vinho tinto, “Senhora Companhia”. Com a assinatura dos enólogos da Companhia, Catarina Guerreiro e David Ferreira, este tinto novo, com um teor alcoólico de 13%, foi feito com uvas Castelão e como refere Catarina Guerreiro, citada em comunicado de imprensa “tem um processo um bocadinho diferente daquele a que estamos habituados, pois trata-se de um vinho que é feito em tempo recorde com as uvas vindimadas em final de agosto, princípio de setembro”. As uvas destinadas ao novo néctar da empresa foram produzidas através de maceração carbónica que passa por introduzir os frutos na cuba, após a apanha manual, ficando a macerar dentro da cuba durante nove dias, numa atmosfera com dióxido de carbono. Após a prensagem e a fermentação alcoólica com a temperatura controlada de 18ºC “temos este vinho bastante suave”.
Da colheita deste ano do “Senhora da Companhia”, foram produzidas 1200 garrafas de um vinho tinto que nas palavras da enóloga Catarina Reis, “está espetacular, fácil de beber”, Como tal trata-se de “um vinho novo, muito mais suave na boca podendo ser sentido o sabor de frutos vermelhos e ginja”. Este “Senhora da Companhia” tem “uma cor rubi aberta e um aroma típico de fruta fresca, rebuçado inglês e canela, o que lhe dá na boca, uma presença fora do comum, e uma suavidade com um final de boca longo, ‘sucroso’, deliciosamente frutado”, sugere.
Administrador da Companhia das Lezírias satisfeito com o produto final
A apresentação do “Senhora Companhia”, revestiu-se este ano de um carácter diferente e o administrador, Eduardo Oliveira e Sousa, fez questão de salientar que se trata de “uma reunião da Família Companhia das Lezírias”, tendo surgido a “ideia de associar o dia 11 de novembro, dia de São Martinho, não à castanha assada acompanhada de uma água-pé, mas sim de um vinho novo, mas um vinho novo já engarrafado, que pode ser comprado com uvas do próprio ano e que é o ‘Senhora Companhia 2024’.”
A vindima este ano produziu uvas de “qualidade muito boa, e através do uso de tecnologia, os enólogos empenharam-se”. “O vinho que hoje abrimos está fantástico nos aromas, muito frutado e fantástico na cor rubi lindíssima. É suficientemente leve, sem deixar de ser um vinho com com algum teor alcoólico, de 13%”.
1200 garrafas numa edição que promete conquistar os consumidores
O administrador da Companhia das Lezírias, diz terem sido “engarrafadas 1200 garrafas”. “Tenho esperança para não dizer que tenho a certeza de que, atendendo à qualidade daquilo que hoje aqui provei, o vinho esgotar-se-á muito rapidamente. Tem características muito próprias e por isso, como vinho novo que é, espero que seja um sucesso para a Companhia das Lezírias”, conclui, deixando o desafio: “Comprem um bocadinho de vinho da Companhia, que é uma forma de não deixarmos morrer estas tradições”.
“O “Senhora Companhia”, deve ser consumido a acompanhar castanhas assadas, broas e outros petiscos típicos da época de São Martinho e acompanha bem no prato um bom naco de carne vermelha grelhada ou mesmo umas boas sardinhas, já na época dos Santos Populares”. Está à venda nas lojas da Companhia e online, no site https://vinho-e-azeite-cl.myshopify.com/.
Os vinhos Senhora Companhia representam para a Companhia das Lezírias, uma aposta “na arte de descomplicar o vinho e toda a sua produção, por isso, procurou-se criar com estes vinhos um novo perfil de vinho tinto elegante e fresco, dando origem a estes lotes de vinho novo, pensado e criado para ser consumido ainda jovem.”