Já teve lugar a entrega de prémios do concurso de fotografia “Vamos fotografar o nosso património”, levado a cabo pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo em conjunto com os concelhos do Médio Tejo e do Oeste. O Marcas na História teve início por ocasião do Ano Europeu do Património Cultural e já vai na sua quinta edição. Do primeiro ao quinto escalão foram vencedores este ano na região da Lezíria do Tejo: Tomás Santos, da Escola Básica nº 1 de Coruche; Fabiana Pinheiro, da Básica de Aveiras de Cima, Azambuja; Lourenço Palmeiro da Escola Secundária com 3º ciclo de Coruche; António Zapata, da Escola Profissional de Salvaterra de Magos e Filipa Lobo em representação da Biblioteca Municipal de Alpiarça.
No território da Região Lezíria do Tejo participaram na edição 2023/2024, 16 estabelecimentos de ensino e 07 bibliotecas municipais. Os vencedores receberam por parte da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, vouchers duplos de um dia de atividades náuticas e de aventura, no “SóRio”, em Valada, Cartaxo. Receberam também publicações relacionadas com a União Europeia, oferta do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.
Marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios, António Torres, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Sandra Geada do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares da Lezíria do Tejo, Lina Duarte, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Maria Pereira das Neves, o Coordenador da Biblioteca Municipal de Alpiarça, Rui Gaspar, a Coordenadora da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, Marta Marques, e as Professoras Bibliotecárias das Escolas a que pertencem os premiados.
No ano letivo 2024/2025 o tema do Concurso de Fotografia Marcas na História será “Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra” e continuará a contar com a organização e apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, das Bibliotecas Municipais das três regiões (Oeste, Lezíria e Médio Tejo), da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, do Plano Nacional das Artes e do Centro de Informação da União Europeia – EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.