A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo vai incrementar a recolha de biorresíduos nos 11 concelhos através de um protocolo com o Fundo Ambiental. Será disponibilizado um montante de cerca de 600 mil euros para apoiar projetos na área dos biorresíduos, tendo como beneficiários os municípios e entidades gestoras de biorresíduos da região da Lezíria do Tejo. A cerimónia que oficializou este apoio decorreu no final de outubro e contou com presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho
A CIMLT tem vindo, desde 2022, a celebrar Protocolos com o Fundo Ambiental, para apoiar políticas ambientais, concretamente em projetos na área dos resíduos e da economia circular.
O primeiro protocolo foi assinado em 24 de agosto de 2022 e teve uma dotação de cerca de 630 mil euros, para apoiar a implementação de sistemas de recolha seletiva de biorresíduos. Este valor permitiu investir em projetos de compostagem doméstica e comunitária, ações de sensibilização da população para a valorização dos biorresíduos e também na aquisição de viaturas elétricas de recolha de resíduos.
Com o segundo Protocolo, assinado em 16 de novembro de 2023, pretendeu dar-se continuidade aos projetos em execução, com um montante global de cerca de 282 mil euros aos quais se junta agora esta nova verba decorrente do terceiro Protocolo.