31.5 C
Lisboa

Croácia e Alenquer reforçam cooperação no domínio do vinho

Está patente no Museu do Vinho em Alenquer a exposição: “À Tona: Monstros e Vinhedos” da artista espanhola Lola Escámez no âmbito do acordo de cooperação entre a Vila Presépio e a cidade croata de Benkovac. Alenquer e Benkovac há sete anos que firmaram uma parceria na preservação e valorização da identidade de castas autóctones para produção de vinhos.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Folgado, deu conta das conquistas que poderão ser alargadas face ao estreitamento de relações. “Com este acordo construímos valor para Portugal e para a Croácia e fomos juntos parceiros desse valor. A cooperação tem sido feita através do vinho, mas estamos abertos para alargar o espetro a outras áreas”, refere citado em comunicado.

Presente na cerimónia e embaixadora croata, Anita Tršić, também manifestou o seu interesse na continuidade da parceria. “Tenho um grande prazer em estar aqui hoje. Este acordo une dois países que têm muito a ver um com o outro. Já bebi o vinho da casta Posip que se produz e posso dizer que estou muito feliz por saber que tudo tem corrido bem. A Embaixada está aqui também para apoiar projetos destes, de âmbito local. Este acordo com Alenquer é uma fonte de inspiração para outras regiões”,

O vereador Paulo Franco, responsável da coordenação das relações externas e institucionais em Alenquer, realçou, por seu turno, ” a linguagem comum e universal de quem trabalha a vinha há várias gerações” que une duas regiões”.

Já quanto à exposição propriamente dita, Lola Escámez usa o vinho e os seus pigmentos naturais para tingir a tela e desfrutar da experimentação artística, sob inspiração do expressionismo abstrato norte-americano.  Depois de apreciarem as obras, os convidados foram desafiados a, também eles, arriscarem os dotes nesta faceta. A exposição pode ser visitada até 18 de julho.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome