24.7 C
Lisboa

Supermercado Lidl com luz verde para avançar em Azambuja

Dois anos depois de o Valor Local ter avançado que Azambuja estava na calha para receber uma loja da cadeia de supermercados LIDL, parece que é desta que a construção do edifício pode ir para a frente. Na primeira reunião pública de Câmara do mês de junho, o município aprovou com os votos a favor do PS e PSD e o voto contra do Chega a declaração de interesse público. Até à data, este foi um processo que conheceu diversos avanços e recuos colocados pelas entidades do Estado.

Numa primeira fase, a Direção Nacional de Agricultura deu parecer negativo, porquanto a localização estava sujeita a área de Reserva Agrícola Nacional (RAN). A empresa de supermercados em causa contestou a decisão junto da Entidade Nacional de Reserva Agrícola, tendo realizado alterações “no procedimento e no projeto” de forma a obter aprovação. Para o presidente da Câmara, Silvino Lúcio, “esta loja é importante para o comércio local” tendo também em conta a escassez de unidades daquele tipo na sede de concelho.

O Lidl conseguiu fazer valer os seus argumentos junto das entidades estatais ao argumentar que não tinha outras localizações alternativas em Azambuja. O facto de não ser o proprietário do terreno também terá pesado numa decisão favorável.

Oposição não deixa de ter um pé atrás

O vereador do PSD, Rui Corça, não vê de forma negativa os intentos do Lidl, mas lamentou que a decisão possa, no seu ponto de vista, ser conflituante com as soluções de estacionamento nas imediações da estação da CP, nas quais a Câmara já estará a trabalhar, com a possibilidade de a loja ocupar grande parte desse espaço disponível. Já Inês Louro, do Chega, lamentou mais uma declaração de interesse público emitida pelo município, sem ao menos se saber que taxas o Lidl vai pagar ao município.

Junto ao Lidl vai ficar também o Intermarché Retail Park, onde hoje se situam as bombas de gasolina daquele supermercado. O Retail Park Intermaché – Azambuja integrará um novo espaço para supermercado, uma oficina para automóveis, um espaço de bricolage e um estabelecimento de restauração, à semelhança de outras unidades da mesma cadeia. As obras deste complexo deverão arrancar este ano, bem como as do Lidl.

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome