A completar 17 anos de existência, a Sem Ir continua a inovar e aceitar novos desafios. José Eduardo Pereira, CEO da empresa, sublinhou em entrevista ao programa “Hora Extra” da Rádio Valor Local, que a empresa e os seus colaboradores têm sabido responder aos desafios do dia a dia, sejam tecnológicos ou outros.
Ao Valor Local, José Eduardo, refere que a experiência acumulada no setor automóvel dos membros da empresa, tem sido uma mais-valia para todos os projetos e para os quais muito contribuiu a existência de “um trajeto anterior muito forte ligado à gestão automóvel”. “Andamos pelo mundo, e percebíamos que, na verdade, a energia era realmente um ícone, um ponto importante para a sustentabilidade, para a eficiência do mundo, para a descarbonização”, exemplifica.
José Eduardo destaca que o trajeto dos responsáveis da Sem Ir até à fundação da empresa foi de facto importante. “Éramos colaboradores da empresa americana, que estava associada à General Motors e à Auto Europa”. O conhecimento que adquiriram e as técnicas que encontraram foram de resto decisivas para o sucesso da Sem Ir, como por exemplo, a circunstância de a empresa não usar parafusos nas instalações dos painéis, para evitar infiltrações, e esta foi uma técnica trazida numa das viagens a Inglaterra. “Temos milhares de módulos fotovoltaicos deste tipo do Porto até Sagres”.
Mas para que tudo funcione como deve ser, a Sem Ir, tem uma forte aposta nos recursos humanos e na formação. José Eduardo, afirma que muito do sucesso da empresa deve-se às pessoas e por isso refere: “Tratamo-las bem, desenvolvemos muitas conexões de team building, fomentamos o estudo universitário” e anuncia – “Para o ano vamos ter um dos nossos jovens que está a fazer o seu trajeto para entrar na universidade, em que as propinas ficam por conta da empresa”.
“São mais de 25 pessoas. Portanto, toda esta dinâmica dá-nos garantias, dá-nos segurança de trabalhar e de poder abrir mais o leque das opções que temos para dar aos clientes” refere.
Com uma vasta experiência no setor residencial e industrial, a Sem Ir tem feito um percurso ímpar em todos os segmentos. Aliás José Eduardo Pereira destaca os primeiros clientes em Aveiras de Cima como a Sivac ou a Jodel, e os Intermachés, onde tem vindo a tornar-se uma empresa de referência. Aliás, o CEO destaca mesmo a SIVAC como uma das 30 primeiras empresas em Portugal a fazer uma instalação industrial.
A Sem Ir para além de ter instalado projetos inovadores na área de Alenquer está a estudar algumas novidades, como a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para duas empresas com vista à instalação de baterias de 2 megawatts e 4 megawatts, o que já se traduz num produto muito robusto.
A aposta nas baterias Huawei
No entanto, e embora a empresa trabalhe com várias marcas, a aposta tem recaído nas baterias da Huawei. José Eduardo refere que “na verdade, estamos surpreendidos pelo desempenho” desta marca. “Trabalhamos, exclusivamente, com esta, e depois de vermos aquilo que vimos em Shenzhen, na fábrica da Huawei, este é um produto ao nível europeu, com outra escala”.
Por outro lado, a empresa está agora também a dar os primeiros passos na Inteligência Artificial. Algo que deverá ser também usado no dia a dia da empresa. Aliás, José Eduardo Pereira refere mesmo que vai contratar um jovem, acabado de sair de um curso profissional da Escola de Azambuja, para monitorizar as diversas instalações fotovoltaicas espalhadas pelo país. A ideia é ter “um serviço ao cliente eficiente que detete ou antecipe problemas e intervir, remotamente ou fisicamente, quando necessário”.