Publicidade EMEL

Navegação

Edit Template
Botão Ouvir Rádio

Carregando...

Carregando...

Utentes do Hospital de Santarém faltaram a 19 por cento das consultas em 2023

Em 2023, realizaram-se 138 mil 861 consultas médicas no Hospital Distrital de Santarém (HDS). No entanto, registaram-se 32 mil 575 faltas às consultas agendadas, o que equivale a uma percentagem de 19 por cento, das quais apenas 3 por cento foram justificadas. Os dados foram divulgados na passada quinta-feira, 11 de abril, por Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria, no âmbito da sessão “A minha saúde, o meu direito”, promovida pela Câmara Municipal de Santarém para celebrar o Dia Mundial da Saúde, efeméride assinalada a 7 de abril.

O número de faltas às cirurgias na unidade hospitalar agora integrada na ULS da Lezíria foi menor. No total, foram realizadas 7.065 intervenções cirúrgicas programadas, tendo sido registadas 154 faltas, das quais apenas 21 foram justificadas.

“A saúde é um direito. Mas os cidadãos têm deveres. Não devemos esquecer o dever de defender e promover a nossa saúde. Compete também a cada um de nós adotar comportamentos que contribuam para o bem-estar individual e coletivo”, mencionou Tatiana Silvestre, alertando para os constrangimentos que as faltas não justificadas às consultas, cirurgias e exames acarretam para o Serviço Nacional de Saúde, refletindo-se no aumento das listas de espera.

Durante a sua intervenção, Tatiana Silvestre lembrou ainda que em 1992 a esperança de vida média à nascença em Portugal situava-se nos 73,97 anos. Em 2022, com a pandemia, registou-se uma ligeira diminuição em relação aos anos anteriores, mas a média de esperança de vida à nascença era de 80,96 anos. “O envelhecimento da população trouxe um grande peso para o Serviço Nacional de Saúde que tem uma maior procura e existe uma maior pressão sobre os serviços dos cuidados de saúde primários, serviços hospitalares e também nas urgências. Essa maior procura conduziu a longas listas de esperas para consultas e cirurgias. As pessoas têm de ter noção que é fundamental avisarem atempadamente e desmarcarem quando não podem comparecer. Só assim haverá melhor saúde para todos”, frisou a responsável citada em comunicado de imprensa.

Explorar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O Valor Local

logo_cabecalho

Jornal e Rádio Regionais dos concelhos de AzambujaAlenquerCartaxoVila Franca de XiraSalvaterra de MagosBenaventeCadavalArruda dos Vinhosl

Telefone: +351 961 971 323
(Chamada para a rede móvel)

Telefone: +351 263 048 895
(Chamada para a rede fixa nacional)

Email: valorlocal@valorlocal.pt

Leia também

  • All Posts
  • Nacional

© 2013-2024, Valor Local

Desenvolvido por:   CordTech.pt – Marketing & Design