O Hospital de Vila Franca de Xira apresentou, no dia 5 de julho, o Plano de Negócios da futura Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo que visa dar outra agilidade aos cuidados de saúde numa articulação entre aquele hospital e os centros de saúde dos concelhos de Azambuja, Vila Franca de Xira, Benavente, Alenquer e Arruda dos Vinhos.
O documento foi apresentado pelo presidente do conselho de administração, Carlos Andrade Costa, daquela unidade hospitalar junto dos diretores de serviço
“Foi possível cumprir com o compromisso que tínhamos e transmitir, hoje, um conjunto de informações que estão espelhadas neste complexo documento. São seis eixos estratégicos, traduzidos em atividade assistencial, uns da responsabilidade do ACES Estuário do Tejo, outros mais da responsabilidade do hospital “, afirmou o presidente do Conselho de Administração do HVFX, citado em comunicado de imprensa, acrescentando serem “formas de intensificar a nossa proximidade à população, com um conjunto de projetos que vamos desenvolver na Comunidade”.
Carlos Andrade Costa salientou, igualmente, a premissa de “ao estarmos a potencializar a junção destas duas vertentes, dos cuidados hospitalares e dos cuidados de saúde primários, estamos a acrescentar e mais em saúde é sempre mais”.
“Queremos que mais em saúde seja sempre mais: Mais qualidade de vida, mais capacidade de administrar a doença crónica, mais capacidade de preservar o estado de saúde, mais capacidade de acompanhar quem precisa de apoio e que as pessoas sintam que há mais resposta, há mais proximidade e que há mais disponibilidade. É isso que nós procuramos neste exercício de criação da ULS do Estuário do Tejo”, concluiu Carlos Andrade Costa.