A Câmara do Cartaxo vai gastar mais de 30 mil euros na limpeza das linhas de água no concelho. Para o Presidente da Câmara, João Heitor, esta é uma questão de saúde pública, e por isso é encarada pelo município com “responsabilidade”. “Estamos a intervir na limpeza e manutenção das valas e linhas de água no troço urbano, desde 2022, sendo este um investimento que ultrapassa já os 34 mil euros.”
A limpeza e desobstrução das linhas de água esteve muito tempo sem acontecer, o que também vai tornando os trabalhos mais demorados e mais dispendiosos, se pelo contrário “tivesse havido limpeza periódica com mais assiduidade”. “Esperamos que no futuro possamos seguir esta política. Para nós, investir nas linhas de água é investir na saúde pública e na sustentabilidade ambiental também, tanto no que respeita à prevenção, quer no que concerne à área da proteção civil”. No início deste mandato foi limpa e desobstruída a Ribeira do Algar, entre a Quinta de Santo Eulália e a Quinta das Pratas, numa faixa de 10 metros para cada uma das margens.
Em 2023 foram limpos mais dois quilómetros de linhas de água na Ribeira do Cartaxo, na Quinta da Cabreira, na Ponte do Reguengo, do Valverde e na Ribeira junto ao supermercado Minipreço. Este ano já foram limpos mais cerca de 600 metros de linhas de água “aqui na Ribeira do Cartaxo, e junto ao Jardim de Infância, mas também em Pontével”. Os trabalhos vão continuar em diversas áreas do concelho, sendo que a linha de água junto à Ponte Medieval de Pontével deverá alvo dos próximos trabalhos em curso e que vão continuar em todas as linhas de água, cuja responsabilidade seja da Câmara Municipal.