A Tertúlia CCM de Azambuja, entregou aos bombeiros locais um cheque no valor de 2 mil 284 euros. Esta é uma verba que resulta da “Festa dos Anos 80” que se realiza anualmente no Largo de Palmela, durante a Feira de Maio de Azambuja. Trata-se de uma iniciativa de um grupo de cidadãos, que nos últimos dez anos, decidiu fazer algo para ajudar os bombeiros, recordando o início quando estávamos no tempo da Troika em Portugal e a maioria das instituições com cariz social passavam dificuldades.
Em Azambuja, a tertúlia, que junta mais de duas dezenas de aficionados, tem vindo a percorrer o caminho da solidariedade, e desde a primeira festa que as verbas arrecadadas junto das receitas do bar, são na íntegra para os bombeiros.
Sónia Pereira, porta-voz da CCM, salientou ao valor Local que este ano a festa foi um sucesso. O Largo de Palmela tornou-se pequeno para receber tantas pessoas, e isso traduziu-se no dobro das receitas apuradas. Os tertulianos tiveram momentos de muito trabalho, mas “ajudar quem mais precisa de nós, e que nos ajuda 365 dias por ano é um orgulho”, destaca.
O fluxo de pessoas que aderiram ao evento, este ano, foi tal, que Sónia Pereira, não exclui a ideia de a Festa dos Anos 80 ser mudada para um local mais arejado no ano que vem. Com o foco no Largo do Município, a porta-voz sublinha: “Quando temos planos é sempre para inovar”. Sónia Pereira gostaria que o local fosse alterado para o ano para o largo da Câmara, tendo em conta o cariz solidário da festa.
Contatado pelo Valor Local, António José Matos, vice-presidente da Câmara de Azambuja, e vereador com a pasta da cultura, não fecha a porta às pretensões da Tertúlia CCM e refere que o município “vai olhar com carinho a proposta da tertúlia, tendo em conta o caráter altruísta da mesma”.