25 C
Lisboa

Samora Correia na linha da frente para receber o futuro aeroporto

A Comissão Técnica Independente (CTI) considera que o Campo de Tiro de Alcochete na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente é a solução que melhor serve os interesses do país quanto ao futuro Aeroporto Internacional de Lisboa. As conclusões foram apresentadas esta tarde. Quinze anos depois, os técnicos envolvidos chegam à mesma conclusão, que esta será a localização ideal. Em 2008 e no Governo de José Sócrates foi também esta a localização escolhida em contraponto com Ota no concelho de Alenquer. A comissão coloca ainda em cima da mesa também em boa posição, a hipótese do aeroporto em Vendas Novas. Com este anúncio chega também a conclusão que as soluções dual não interessam para o país, com os técnicos a recomendar o desativar do aeroporto Humberto Delgado.

A CTI recomenda por isso que o aeroporto atual apenas esteja ao serviço até que o Campo de Tiro de Alcochete fique com duas pistas no mínimo, o mesmo para Vendas Novas.

Definitivamente chutadas para canto ficam as opções: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; e apenas Santarém; Portela + Campo de Tiro de Alcochete; Pegões; Portela + Pegões; e Rio Frio + Poceirão.

O primeiro-ministro António Costa já discursou sobre esta apresentação da CTI saudando a sua independência.

Há 50 anos que se discute a localização do futuro aeroporto. A CTI entre outra recomendações efetuadas salvaguarda a necessidade de que a infraestrutura se localize numa zona próxima a Lisboa. São cinco os fatores críticos de decisão definidos pela CTI: segurança aeronáutica, acessibilidade e território, saúde humana e viabilidade ambiental, conectividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo de financiamento.

A decisão final será tomada pelo novo Governo que sairá das eleições legislativas de 10 de março. António Costa lamentou já não ser ele a revelar a localização escolhida.

Não deixe de ler:

Era uma vez um Aeroporto… Estórias de uma Novela

últimos artigos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário
Por favor, o seu nome