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A Importância da Atividade Física

A Atividade Física é uma função primordial da vida humana e é essencial para a manutenção da saúde de todo o organismo. Contempla a realização de movimentos corporais através da utilização dos músculos, quer para nos deslocarmos, quer para realizarmos atividades quotidianas, de lazer ou desportivas, o que induz alterações benéficas globais no organismo com impacto na condição física geral, na sensação de bem-estar e na qualidade de vida.

Na sociedade atual, com o estilo de vida adotado, em que a generalidade das pessoas passa a maior parte do tempo na posição sentada (em trabalho ou em lazer), o sedentarismo manifesta-se como um problema que assume importância crescente, quer pelas doenças que promove (diabetes, aumento do ”mau” colesterol, hipertensão arterial, obesidade, etc.), quer pelo acréscimo de mortalidade que lhe está associada (nomeadamente por Acidentes Vasculares Cerebrais e Enfartes Agudos do Miocárdio).

Por isso é cada vez mais realçada a importância da atividade física como fator de prevenção e/ou controlo de fatores de risco de doença e promoção da capacidade física e do bem-estar.

Os benefícios para a saúde são múltiplos, incluindo melhoria das funções cardiovascular e respiratória, controlo da tensão arterial, assim como da glicemia/diabetes, e do “mau” colesterol. O aumento da atividade muscular e o inerente consumo energético, em conjunto com uma dieta equilibrada, conduz a uma melhoria no controlo do peso e da gordura corporal, assim como uma melhoria da capacidade muscular, da flexibilidade global e do equilíbrio e da densidade mineral óssea, as quais são de extrema importância na prevenção de quedas, da osteoporose e de fraturas ósseas, nomeadamente nas pessoas de maior idade.

O carácter lúdico que a atividade física deve ter contribui também para a diminuição do stresse e ansiedade, melhoria da qualidade do sono e da memória, assim como do bem-estar emocional e da autoestima. O reforço do convívio social, principalmente com atividades realizadas em grupo, pode também promover um reforço da qualidade das relações familiares e no trabalho.

A atividade física deve ser realizada de forma regular (geralmente 150 minutos por semana, repartidos em mais do que três dias por semana – ex: 30 minutos, 5 dias por semana) e adaptada a cada pessoa, de acordo com a sua condição física e de saúde, não havendo idade limite para a sua prática.

Na escolha do tipo de atividade física deve ser tida em conta a preferência ou o gosto da pessoa por uma determinada atividade, uma vez que o benefício do exercício físico só é conseguido com a prática regular e a continuidade da sua realização, que depende do prazer que a pessoa sente ao realizá-lo.

É recomendável que, antes de iniciar algum tipo de atividade física, seja feita uma avaliação prévia pelo seu médico assistente, para que lhe seja recomendado o tipo de exercício adequado à sua condição específica, às suas preferências pessoais e à disponibilidade quotidiana.

Cristina Noronha, Diretora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação

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